A jornada de trabalho e o estresse causado pelo cotidiano foram os temas abordados no primeiro dia do Simpósio de Saúde Mental da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM).

O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 30/1, no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM), zona Centro-Sul de Manaus e contou com a presença da Conselheira Federal da OAB, Sandra Krieger, autora da Cartilha da Saúde Mental da Advocacia, do secretário-geral da ordem, Alberto Simonetti, além de profissionais da área de saúde.

Para Sandra Krieger, o evento tem importância fundamental, especialmente neste Janeiro Branco, por abordar um tema que atinge não somente a classe advocatícia, mas a sociedade em geral. Ela explica ainda sobre a relevância da cartilha de sua autoria.

“A cartilha nasceu em 2018 de um repertório muito pessoal, mas também a partir de trocas com colegas da área que passaram por diversos problemas emocionais e psicológicos. Essa cartilha relaciona o exercício da profissão e as consequências. Relação do trabalho com a saúde e maneira de tratar isso quando a pessoa adoece. Devemos estar atentos e procurar tratamento adequado”, disse Krieger.

O presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, explica que a iniciativa da CAAAM abre espaço para um debate importante. “Desde o ano passado, a caixa vem se esforçando em proporcionar atividades e ações que revelem a importância da saúde mental na nossa classe e este evento é prova disso”, afirma Choy.

Abertura Oficial do Simpósio / Foto: Jefferson Silva
Abertura Oficial do Simpósio / Foto: Jefferson Silva

Já a presidente da CAAAM, Denize Aufiero, esclarece que o evento é apenas uma das atividades dentro da agenda em torno do tema. “Nossa intenção é cuidar do colega advogado e advogada não somente oferecendo benefícios, mas mostrando que a CAAAM é um local de apoio a todos aqueles que estejam passando por problemas emocionais e psicológicos. Aqui temos programas e atividades que direcionam para o melhor tratamento, proporcionando mais qualidade de vida à quem necessita”, finaliza Aufiero.

O evento continua nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a partir das 9h, e segue até final da tarde. Participantes e estudantes contam com 10h extracurriculares. Acompanhe a programação do segundo dia de evento:

09h – Palestra: “A importância dos cuidados com a saúde mental para prevenção de doenças”, com a psicóloga Valeria Abreu (Clínica Mais Saúde).

10h10 – Palestra: “Neurociência e comportamento: faça os sentidos trabalharem ao seu favor”, com a professora e psicóloga Rosimeire Simões.

11h10 – INTERVALO

13h – Palestra: “quando cuidamos de nossa mente, cuidamos de nossa vida”, com a psicóloga Gerusa Barros (Clínica Equilibrium)

14h – Palestra: “Você é gerente de suas emoções?”, com a psicóloga Elayne Cistina Oliveira (Clínica Equilibrium)

15h – Palestra: “Neurofeedback para alta performace tecnológica avançada que treina o cérebro”

16h – Palestra: “É sobre saúde mental e saúde mental... é sobre tudo!”, com a psicóloga Shyrlene Soares

17h -  Palestra: “O que a tecnologia está fazendo com a nossa saúde mental?”, com a psicóloga do Rio Grande do Sul (RS), Ana Carolina Peuker.